top of page
O RISO e a Herdade do Vau
Não seria possivel falar no RISO sem referir a Herdade do Vau
Um espaço mágico...

No concelho de Beja, freguesia de Quintos, localizada junto ao Guadiana, a propriedade tomou o nome de VAU por estar próximo de um local do rio, com baixios de pedras, que permitiam atravessa-lo a pé ou a cavalo. Dizia-se, “atravessar o rio a vau”! Por curiosidade a expressão em inglês é “Ford”. Não estando confirmado, mas atendendo a este facto e à toponimica, “Gravia” (que não é mais que “Gran Via”), de uso frequente na proximidade, diz-se que por aqui passava (atravessava o rio) uma das vias romanas de ligação a Beja (Pax Julia)…É um espaço com uma biodiversidade extraordinária. A modelação do terreno, a presença, abundante , de água, o clima, favorecem a presença expontânea de ervas aromáticas, medicinais e condimentares ( poêjo, rosmaninho, oregão, erva-cidreira, tomilho, hipericão, etc,etc). Uma diversificada de fauna, nomeadamente algumas espécies protegidas, como é o caso do Sisão.Por fim, vale a pena referir a paz e serenidade que este espaço nos oferece. Há mesmo quem diga que vale a pena acordar para “ouvir o silêncio”!​

Um Terroir de eleição...​

Comecemos por lembrar o que se entende por TERROIR (tantas vezes falado…). Um terroir é o resultado da exploração, por uma sociedade humana, das potencialidades de um espaço físico.O Terroir da Herdade do VAU é ÚNICO,…Relevando apenas algumas das opções (a já referida intervenção humana) que fizemos com vista à produção de vinhos de grande qualidade:As castas que seleccionamos: Alfrocheiro, Syrah; Touriga Nacional e Sousão ( pela primeira vez foi plantado no Alentejo), este último, pelas suas várias qualidades, mas em especial o aport de acidez que confere aos lotes de vinhos em que entra.A densidade de plantação é de 4.000 cepas/ha, segundo uma largura da entrelinha de 2,5m e espaçamento entre videiras de 1m.A forma de condução é em Guyot duplo dispondo-se a vegetação segundo uma parede vertical ascendente o que permitirá uma relação entre superfície foliar exposta/peso de produção por cepa, adequada à obtenção de uvas para produção de vinhos de qualidade superior.

Muito mais que um vinho…
RISO

Quando escolhemos o nome RISO para o vinho quisemos ir mais longe do que apenas escolher uma marca, quisemos proclamar uma atitude! Uma forma de estar na vida! Positiva, alegre, inconformista, de partilha e com o sentido do tempo…O RISO que provém da verdadeira alegria de viver é profundamente benéfico hoje e a longo prazo, pois dá-nos a confiança que nos permite dar passos em frente, ultrapassar limites.Acreditarmos na sabedoria popular que defende que “rir é mesmo o melhor remédio”. Ao que parece, para todos os males!

Sousa Otto

Colocámos o nome de família, com toda a responsabilidade que acarreta, porque queremos “dar a cara” pelo vinho. Não se trata de uma entidade mais ou menos abstrata, mas de pessoas!

& Friends

São, também, pessoas que sonharam o projecto, são pessoas que idealizaram o estilo do vinho, são pessoas que cuidam da vinha, que colhem as uvas, que fazem o vinho, são pessoas que criaram a imagem e por fim, são pessoas que o bebem e que, se gostarem, falarão dele! Todos estes são afinal os Friends!

bottom of page