top of page

RISO Colheita Especial Tinto

Com o RISO 2013 queremos homenagear todos, aquelas e aqueles, que souberam e sabem cultivar Relações Duradouras. Dedico especialmente à Maria Manuel, minha mulher, amiga, cúmplice... de toda a vida. Em 2013, com a Família e os Amigos, celebrámos 25 anos de casados e 30 de namoro! 

 

M. de Sousa Otto, Fevereiro 2015

 

Especificações Técnicas

 

Região:

Alentejo/Quintos

 

Classificação:

Vinho Regional Alentejano

 

Colheita:

2013

Ano vitícola:

Caracterizou-se por um inverno extremamente chuvoso nos últimos meses de 2012 e até Março de 2013, o que contribui para a reposição dos lençóis freáticos, os quais estavam bastante depauperados após 2 anos de relativa seca.

A acompanhar a chuva, tivemos temperaturas ligeiramente abaixo da média, que se prolongaram até finais de Maio, princípios de Junho, o que se refletiu num atraso substancial do ciclo vegetativo da vinha. Os meses de Julho e Agosto, muito secos e quentes, provocaram um ligeiro aceleramento, que no entanto nunca recuperou do atraso inicial. Deste modo as vindimas iniciaram-se já o mês de setembro ia adiantado. 

 

Castas:

Touriga Nacional, Syrah, Alfrocheiro e Sousão 

 

Vinificação e maturação:

Vindima manual para caixa de 12 Kg. Seguido de nova selecção em tapete de escolha, desengaço e suave esmagamento, as uvas fermentaram a temperaturas controladas. Realizaram-se macerações longas, maturação em barricas de carvalho francês (75%) e americano (25%) durante 10 meses. 

 

Análise vinho:

Alc./ vol = 13,6%;

Acidez total = 5,7 g/l;

PH = 3,58

 

Produção:

16.400 garrafas de 0,75l

 

Engarrafado:

Junho 2015

 

Notas e Provas:

Cor Ruby de boa profundidadeAroma intenso e complexo, com saliência para os frutos vermelhos como o cassis e pretos como a ameixa , especiado a pimenta e canela, ligeiro cacau e chocolate fruto de uma boa maturação, madeira discreta e bem integrada.Na boca tem um bom volume , taninos de boa qualidade, acidez viva que lhe confere boa frescura, notas de frutos pretos e vermelhos, com um final longo e complexo. 

 

Harmonização:

Trata-se de um vinho "gastronómico", pois "casa" bem entre outros, com um peixe de forno, umas costeletas de borrego, bacalhau à lagareiro e ainda com queijos de cabra. 

bottom of page